NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

elevadores e segurança do trabalho

No post anterior a este, aprendemos sobre a norma regulamentadora de número trinta, que dita as conformidades para o trabalho nas embarcações, hoje falaremos da NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, entender o que ela quer dizer com “Espaços Confinados”, e quais são suas regras para aumentar a segurança e manter a saúde dessas pessoas que trabalham nessas áreas tão temidas por muitos.

elevadores e segurança do trabalho

Vamos começar lendo o que o Wikipédia tem a dizer sobre a NR 33:

Esta NR tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores e que interagem direta ou indiretamente nesses espaços.
Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

espaço confinado seguro

Então, o que seria espaço confinado? todos os lugares onde é um incomodo para a maioria das pessoas passar mais tempo que o necessário para a execução do trabalho, onde existe uma ventilação insuficiente para limpar o ambiente de contaminantes, ou mesmo que possa existir pouco oxigênio para a respiração humana.

Com isso, podemos concluir que a NR 33, irá estabelecer as conformidades para um trabalho seguro e confiável a todos os trabalhadores que se aventuram nesses espaços que me dão arrepios só de pensar, ainda bem que temos esses corajosos para trabalharem nesses locais também necessários em nossa sociedade urbana.

NR30 – Segurança e Saúde No Trabalho Aquaviário

embarcações e segurança do trabalho

Como disse no post de boas vindas, este site tem por objetivo ensinar um pouco mais e se aprofundar nas normas regulamentadoras(também conhecidas como as NRs) da segurança do trabalho. Hoje iremos aprender sobre a NR 30; desejo que você saia daqui entendendo tudo o que é necessário no trabalho aquaviário, que é referente a norma regulamentadora de número trinta.

embarcações e segurança do trabalho

Para iniciarmos nossos estudos, vamos ler um pouco o que o Wikipédia tem a nos dizer sobre a norma regulamentadora de número 30(NR 30):

Esta norma aplica-se aos trabalhadores das embarcações comerciais, de bandeira nacional, bem como às de bandeiras estrangeiras, no limite do disposto na Convenção n.º 147 da Organização Internacional do Trabalho – Normas Mínimas para Marinha Mercante, utilizados no transporte de mercadorias ou de passageiros, inclusive naquelas utilizadas na prestação de serviços, seja na navegação marítima de longo curso, na de cabotagem, na navegação interior, de apoio marítimo e portuário, bem como em plataformas marítimas e fluviais, quando em deslocamento.

Então, com a leitura acima, aprendemos que a NR 30 está destinada a regulamentar os trabalhadores das embarcação comerciais dentro do nosso território brasileiro, cada país terá sua própria regulamentação, e os condutores dessas embarcações devem estar cientes disso, para não correr o risco de ficar fora da lei quando atravessar as fronteiras do Brasil. Porém há também um convenção de número 147 da organização internacional do trabalho que rege as normas mínimas para a Marinha Mercante, que são utilizadas no transporte de mercadorias ou passageiros, como também naquelas que são utilizadas para prestação de serviço, como por exemplo para fretes e coisas do tipo. As normas então apesar de poderem ter pequenas variações de país para país, segue um “acordo internacional” qual padroniza certas regras que devem ser seguidas para manter um ambiente de trabalho seguro e confortável para os trabalhadores das embarcações e pessoas diretamente e indiretamente relacionados com esse tipo de trabalho.

navio e segurança do trabalho

A NR 30 possui diversos conformidades que devem ser seguidas, listarei algumas abaixo, confira:

Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo das Embarcações – GSSTB
Do Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional – PCMSO
Da Alimentação
Higiene e Conforto a Bordo
Dos Salões de Refeições e Locais de Recreio
Da Cozinha
Das Instalações Sanitárias
Dos Locais para Lavagem e Secagem de Roupas e Guarda de Roupas de Trabalho
Segurança nos Trabalhos de Limpeza e Manutenção das Embarcações
Pesca Comercial e Industrial
Plataformas e Instalações de Apoio

Não listei e detalhei tudo, pois já estamos chegando ao fim de nosso artigo, porém saiba que existem mais, e você pode encontrar sobre a legislação da norma regulamentadora de número 30 pesquisando em seu buscador favorito, onde encontrará um link que te levará aos detalhes de cada tópico listado acima, onde você poderá entender muito mais do que apresento aqui.

Se gostou do artigo, se algo está errado nele, por favor não deixe de comentar para podermos discutir uma correção ou melhora em algum ponto que esqueci. Não esqueça de compartilhar com os amigos e parentes, e qualquer dúvida deixe seu comentário logo aqui abaixo, será um prazer te responder. Deixo também um vídeo, onde você poderá conferir um pouco mais sobre a NR 30 – Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário, não perca essa oportunidade de aprender mais também:

Seja bem vindo ao site!

normas de segurança do trabalho e justiça

Seja muito bem vindos ao meu site de segurança do trabalho, onde falo sobre as normas regulamentadores, as famosas NRs. Aqui você encontrará sobre o assunto das normas regulamentadoras de segurança do trabalho, qual irá te dar o entendimento correto sobre o que se tem que fazer ou estudar para determinadas áreas. Também o que é essencial, e o que não pode faltar em seus estudos de segurança do trabalho e também no trabalho.

Este site é para você, estudante, trabalhador, empregador, fornecedor de equipamentos de segurança ou pessoa de bem que está querendo saber mais sobre esse universo encantador que é a segurança do trabalho, e se você é apaixonado por legislação como eu, não pode deixar esse assunto escapar, as normas vieram para ajudar todos os trabalhadores, e não podemos deixar de estudá-las e entende-las. Então não deixe de acompanhar os artigos do site para não perder o conteúdo.

Nunca deixe de pensar em segurança do trabalho, pois o conhecimento que ela nos ensina poderá um dia salvar nossa própria vida ou a de um colega de trabalho, a sinalização é importante para evitar os acidentes de trabalho, como todas as conformidades das normas regulamentadoras da segurança do trabalho. Por isso, vamos estudá-las e aprender sempre mais!