NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

No post anterior a este, aprendemos sobre a norma regulamentadora de número trinta, que dita as conformidades para o trabalho nas embarcações, hoje falaremos da NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, entender o que ela quer dizer com “Espaços Confinados”, e quais são suas regras para aumentar a segurança e manter a saúde dessas pessoas que trabalham nessas áreas tão temidas por muitos.

elevadores e segurança do trabalho

Vamos começar lendo o que o Wikipédia tem a dizer sobre a NR 33:

Esta NR tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores e que interagem direta ou indiretamente nesses espaços.
Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

espaço confinado seguro

Então, o que seria espaço confinado? todos os lugares onde é um incomodo para a maioria das pessoas passar mais tempo que o necessário para a execução do trabalho, onde existe uma ventilação insuficiente para limpar o ambiente de contaminantes, ou mesmo que possa existir pouco oxigênio para a respiração humana.

Com isso, podemos concluir que a NR 33, irá estabelecer as conformidades para um trabalho seguro e confiável a todos os trabalhadores que se aventuram nesses espaços que me dão arrepios só de pensar, ainda bem que temos esses corajosos para trabalharem nesses locais também necessários em nossa sociedade urbana.